Nelson Piquet fez sobre Ayrton Senna a maior ultrapassagem de todos os tempos na Fórmula 1

    Reprodução/FOM

Num histórico duelo entre os dois brasileiros, representante da Williams passou o rival por fora no fim da reta de Hungaroring mesmo com o carro escorregando nas quatro rodas; veja o vídeo!

Há exatos 33 anos, no dia 10 de agosto de 1986, Nelson Piquet superou Ayrton Senna de forma espetacular e inacreditável na briga pela liderança, na 57ª volta do GP da Hungria, na freada do fim da reta dos boxes de Hungaroring. Senna se posicionou por dentro e deu o lado de fora a Piquet, que, mesmo freando "pra lá do Deus me livre", conseguiu controlar uma derrapagem nas quatro rodas para completar a manobra.

Primeira corrida de Fórmula 1 na Hungria foi em 1986 — Foto: Getty Images
Na primeira visita da Fórmula 1 à Hungria, realizando o sonho do jornalista húngaro-brasileiro Janos Lengyel, correspondente de "O Globo", os fãs foram brindados com um duelo inesquecível entre nossos grandes representantes na categoria na década de 1980.
Senna conquistou a pole position com sua Lotus-Renault, e Piquet completou a primeira fila com a Williams-Honda. Na largada, Ayrton manteve o primeiro lugar, mas Nelson foi superado pelo companheiro (sic) de equipe Nigel Mansell. Na terceira volta, Piquet despachou o inglês e foi à caça de Senna.

Senna na volta de apresentação do GP da Hungria de 1986 à frente de Piquet, Prost e Mansell — Foto: Divulgação
Com mais carro, Piquet passou de passagem por Senna na abertura da 12ª volta, mas os dois permaneceram andando juntos enquanto abriam um monte em relação aos adversários. Na volta 36, Nelson entrou nos boxes para seu único pit stop, e Ayrton, com pista livre, estabeleceu um forte ritmo. Com isso, mesmo com um pit stop lento, o piloto da Lotus voltou na ponta.
Com pneus novos, Piquet reduziu rapidamente a diferença, e tentou reassumir a liderança na volta 55. Senna empurrou Nelson para a parte de dentro, e o piloto da Williams freou tarde demais, o que proporcionou ao competidor da Lotus dar o "X". Irritado, Piquet cerrou os dentes e, duas voltas depois, tentou nova investida.

Ayrton Senna Nelson Piquet Hungria 1986 — Foto: Divulgação
Dessa vez, Senna saiu antes para o lado de dentro e deu o de fora para Piquet, que não se intimidou e fez o que Jackie Stewart definiu como um "looping com um Boeing 747". Depois de completar a manobra, Nelson ainda fez um gesto obsceno para o rival.
Nas 20 voltas finais, Ayrton tentou se manter próximo mas, sem potência de motor na reta para tentar um troco, teve de se conformar com o segundo lugar. Como tinha uma volta (vejam bem, uma volta!) de vantagem sobre o terceiro colocado Nigel Mansell, tirou o pé com medo de falta de gasolina. Piquet partiu para uma vitória épica, talvez a maior da sua gloriosa carreira.

Nelson Piquet GP da Hungria 1986 — Foto: Getty Images
Mesmo depois da vitória, Piquet ainda estava irritado com Senna:
- O Ayrton fecha de um lado, fecha de outro, é preciso se acostumar com isso.
- Quem pode mais, chora menos... - retrucou Senna.

Piquet ergue seu "troféu" no GP da Hungria de 1986, uma garrafa d'água — Foto: Getty Images
Os dois brasileiros continuariam rivais nos anos seguintes, mas nunca com carros de desempenho semelhante. Por isso mesmo, aquele duelo em Hungaroring ficou marcado como o ponto alto do embate entre Piquet e Senna. E naquele domingo ensolarado, Nelson Piquet saiu consagrado.
Grandes tempos em que dois brasileiros eram protagonistas na Fórmula 1...

Nenhum comentário:

Postar um comentário