Alan Jones conquistou 1ª vitória na Fórmula 1 na Áustria e não ouviu hino de seu país no pódio Futuro campeão mundial teve grande recuperação e deu à Shadow seu único triunfo na categoria, em corrida que começou com pista molhada e acabou com asfalto seco

Foto:Divulgação
Imagine você todo pimpão comemorando sua primeira - e inesperada - vitória na Fórmula 1 e, no momento em que chega ao pódio, simplesmente não tocam o hino de seu país. Imaginaram? Pois bem, isso realmente aconteceu, num dia 14 de agosto como hoje, em 1977, com o australiano Alan Jones no velho e velocíssimo circuito de Österreichring.
Futuro campeão mundial, três anos depois, com a Williams, Jones deu à carismática equipe Shadow sua primeira e única vitória na Fórmula 1. Foi também o primeiro triunfo de um piloto australiano desde que Jack Brabham vencera na África do Sul, sete anos antes.














Alan Jones estreou na Shadow no GP dos Estados Unidos-Oeste de 1977 — Foto: Getty Images

Depois de despontar competitiva em 1975 e de ainda ter alcançado alguns bons resultados em 1976, a Shadow começou 1977 envolta pela tragédia, com o acidente fatal de Tom Pryce durante o GP da África do Sul. Para o lugar do galês foi chamado Alan Jones, que se juntou ao novato Riccardo Patrese no time - curiosamente, naquela etapa específica, o italiano foi substituído pelo compatriota Arturo Merzario.
Jones teve um quinto e um sexto lugares nas suas oito primeiras corridas, mas na Áustria a promessa era a de uma corrida difícil, com o 14 lugar no grid, a 1s68 do pole position Niki Lauda. Mas aí, pelo terceiro ano consecutivo, choveu no dia da corrida, o que poderia ajudar o australiano a reagir. E como ajudou...
















Largada do GP da Áustria de 1977, em Österreichring — Foto: Getty Images
Já não chovia na hora da largada, embora a pista ainda estivesse molhada. Ainda assim, boa parte do grid, incluindo Jones, aproveitou para tentar uma jogada e largou com pneus slicks. Nas primeiras voltas, enquanto todo mundo ainda se achava na pista meio molhada meio seca, o piloto da Shadow passou em sexto lugar logo na décima volta.
Mais duas posições foram alcançadas quando o líder Mario Andretti abandonou com o motor quebrado e seu companheiro na Lotus, Gunnar Nilsson, trocou os pneus de chuva com os quais largara pelos slicks. Na 15 volta, Jones já era um excepcional segundo colocado após passar Hans Stuck (Brabham) e Jody Scheckter (Wolf).

Hans Stuck conquistou pódio no GP da Áustria de 1977 — Foto: Getty Images
Seria possível a Jones partir para cima do campeão mundial James Hunt, líder desde a quebra de Andretti? Em condições normais, não. O inglês manteve sempre uma diferença confortável, quase de 20 segundos. Mas aí o motor Ford do inglês foi pelos ares a 11 voltas da bandeirada final. Jones era um improvável líder.
Com uma tranquila vantagem sobre o segundo colocado Niki Lauda, que tinha feito grande recuperação após cair para décimo depois da troca de pneus, Jones alcançou sua primeira vitória na Fórmula 1. Se alguém dissesse isso antes da corrida provavelmente seria chamado de maluco.

Alan Jones à frente de Emerson Fittipaldi em Österreichring em 1977 — Foto: Getty Images
Tudo muito bom, tudo muito bem, e lá foram Jones, Lauda e Stuck para o pódio, e... cadê o hino australiano? Nada... Mas se você acha que o australiano ficou sem nenhuma música a saudá-lo, está redondamente enganado. Jones até achou graça:
Bem, certamente os organizadores não esperavam acontecer (a vitória) porque eles não tinham o hino australiano. Em vez disso, um cara bêbado tocou “Feliz Aniversário” num trompete - e havia muitos na Áustria - brincou o australiano.

Alan Jones no circuito de Österreichring no GP da Áustria de 1977 — Foto: Reprodução
Ainda em 1977, Alan Jones obteve mais um pódio com um terceiro lugar na Itália e mais dois quartos lugares, no Canadá e no Japão, o que mostrou sua habilidade e a competitividade do carro da Shadow. Mas quando muitos pensaram que a equipa e sairia da sombra (perdão pelo trocadilho, tudo mudou.
Primeiro, Jones aceitou oferta da Williams, que acenou com um forte investimento de patrocinadores sauditas. E, segundo, a Shadow enfrentou uma cisão que resultaria na criação da nova equipe Arrows. A Shadow sobreviveu por mais duas temporadas completas, mas sucumbiu em 1980.

Alan Jones com a taça de vencedor do GP da Áustria de 1977 — Foto: Getty Images
Por outro lado, a aposta de Jones se revelaria certeira. Já em 1978 o australiano conseguiria seus primeiros resultados com o time. Em 1979, a Williams virou equipe grande, e, finalmente, em 1980, Jones se tornou campeão mundial de Fórmula 1. Mas esse é tema para outro post.

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