Há 50 anos, Graham Hill se tornou o Mister Mônaco com quinta vitória no Principado

Há 50 anos, Graham Hill se tornou o Mister Mônaco com quinta vitória no Principado

Aos 40 anos, inglês aproveitou quebra de Jackie Stewart para fechar com chave de ouro ciclo de sucesso nas ruas de Monte Carlo; foi a 14ª e última vitória do bicampeão mundial na Fórmula 1


Houve um tempo em que Graham Hill foi soberano em Mônaco. Na década de 1960, o inglês soube como ninguém como driblar os convidativos guard rails e calçadas do circuito montado nas ruas de Monte Carlo. Foram cinco vitórias no Principado, a última delas há exatos 50 anos, no dia 18 de maio de 1969. Graham Hill se tornou o Mister Mônaco, e por 25 anos foi o maior vencedor da história do GP de Mônaco, sendo superado apenas por Ayrton Senna, em 1993.
Mas quem chegou a Monte Carlo como favorito absoluto foi Jackie Stewart. O escocês venceu com facilidade as duas primeiras corridas da temporada, na África do Sul e na Espanha, com sua Matra-Ford. Nos treinos classificatórios, Jackie comprovou sua força ao estabelecer a pole position com 0s4 de vantagem para Chris Amon (Ferrari). Segundo colocado na África do Sul e personagem de acidente fortíssimo na Espanha, o campeão de 1968 Graham Hill ficou em quarto, atrás de Jean-Pierre Beltoise (Matra).
Stewart pula à frente de Amon na largada em Mônaco, em 1969 — Foto: Getty Images

Dada a largada, as quatro primeiras posições foram mantidas, com Stewart e Amon se destacando em relação a Beltoise e Hill. Este, por sua vez, pressionou o francês desde o começo e assumiu a terceira colocação logo na terceira volta com uma bonita manobra na curva do Gasômetro (onde hoje fica o trecho da Rascasse/Anthony Noghes).

Na décima volta um enorme susto: John Surtees teve o motor quebrado dentro do túnel, e Jack Brabham não conseguiu desviar. A pancada foi respeitável, e os dois campeões do mundo abandonaram. Pelo menos, ninguém se machucou, o que foi lucro dada a periculosidade do acidente e a fragilidade dos carros daquela época.

Jackie Stewart teve problemas na sua Matra-Ford quando liderava GP de Mônaco de 1969 — Foto: Reprodução

Amon não conseguiu acompanhar o ritmo de Stewart, que abriu dez segundos em dez voltas. Hill também não reduziu a desvantagem para o neozelandês e, com isso, os três primeiros colocados logo ficaram bastante separados. A conhecida falta de sorte de Chris Amon voltou a aparecer na 16ª volta, quando o diferencial da Ferrari quebrou. Hill herdou a segunda posição, mas já 28 segundos atrás do líder. Pelo menos, o inglês ficou mais tranquilo depois que Beltoise também abandonou, com problemas no diferencial.
Stewart estava suave na nave, mas de repente, duas voltas depois, o escocês teve o mesmo problema visto no carro de Beltoise e também foi obrigado a abandonar. Com isso, o sortudo Graham Hill, provavelmente sorrindo por cima de seu famoso bigodinho, herdou a liderança com bons 12 segundos de vantagem para Jacky Ickx (Ferrari).
Chris Amon e seu proverbial azar deram as caras em Mônaco, em 1969 — Foto: Getty Images

O terceiro lugar ficou com o promissor Piers Courage, que começou a atazanar Ickx. A batalha pela segunda posição continuou até a 49ª volta, quando o belga foi mais um a abandonar a corrida com um problema na suspensão traseira esquerda. Pilotando um carro Brabham comprado por Frank Williams, Courage manteve com tranquilidade a posição, já que Jo Siffert, com um Lotus da equipe de Rob Walker, também não ameaçava.
Hill ergue o troféu de sua quinta vitória em Monte Carlo, em 1969 — Foto: Reprodução

Com muita categoria e tranquilidade, Graham Hill rumou para a sua 14ª vitória na Fórmula 1, a quinta no Principado de Mônaco. Muito festejado, Piers Courage terminou a 17s3 do vencedor e comemorou muito o resultado, já que ele subiu ao pódio pela primeira vez na Fórmula 1. Jo Siffert completou o top 3, à frente de Dick Atwood (Lotus), Bruce McLaren e Denny Hulme (McLaren).
O sétimo elemento a completar a prova foi o britânico Vic Elford. Este registro faz-se necessário já que foi a última corrida de um chassis Cooper e de um motor Maserati na Fórmula 1. Ambas as marcas foram campeãs na década anterior, mas não resistiram às investidas de outras equipes e fabricantes de motores. Como tudo na vida, rei morto, rei posto.
Graham Hill comemora vitória no GP de Mônaco de 1969 — Foto: Getty Images
Com a quebra de Stewart, Hill ficou a três pontos do escocês na classificação do campeonato (18 a 15). No entanto, o bicampeão não conseguiu mais nada de relevante em 1969, enquanto Stewart disparou rumo a um título tranquilo. Para Hill, o ano acabou com um fortíssimo acidente em Watkins Glen, com o inglês tendo fraturas nas pernas. A carreira de Hill nunca mais foi a mesma, e ele se aposentou em 1975 para dirigir sua própria equipe. No entanto, ainda naquele ano, Graham morreu num acidente de avião com integrantes de seu time - o F1 Memória já contou essa história.
O recorde de vitórias de Hill em Mônaco só foi cair em 1993, quando Ayrton Senna venceu pela sexta vez no Principado. Depois, só Michael Schumacher, com cinco triunfos, alcançou Hill, que até hoje segue como único homem, vivo ou morto, a vencer a Tríplice Coroa do automobilismo, formada pelo GP de Mônaco, as 24 Horas de Le Mans e as 500 Milhas de Indianápolis.

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